Medidas Universais
As medidas universais são recursos educacionais disponíveis para todos os alunos que precisam delas, incluindo aqueles que recebem medidas seletivas ou adicionais. Elas têm como objetivo promover a participação, melhorar a aprendizagem e promover o desenvolvimento pessoal, interpessoal e social.
Consideram-se medidas universais:
A diferenciação pedagógica
Para permitir o sucesso educativo a todos os alunos, o professor pode proporcionar condições adequadas às suas características, tendo em conta os estilos e ritmos de aprendizagem; a personalidade, o temperamento, as motivações, os interesses e as necessidades; as condições de saúde e as circunstâncias familiares, culturais e linguísticas.
As acomodações curriculares
Medidas de gestão curricular que permitem o acesso ao currículo e às atividades de aprendizagem na sala de aula através da diversificação e da combinação adequada de vários métodos e estratégias de ensino, da utilização de diferentes modalidades e instrumentos de avaliação, da adaptação de materiais e recursos educativos e da remoção de barreiras na organização do espaço e do equipamento, planeadas para responder aos diferentes estilos de aprendizagem de cada aluno, promovendo o sucesso educativo.
O enriquecimento curricular
Com base na autonomia e flexibilidade curricular, é permitido à escola enriquecer o currículo com conhecimentos, capacidades e atitudes que contribuam para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A promoção do comportamento pró-social
Pode passar pela implementação de programas dirigidos para a promoção de competências sócio-emocionais.
A intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos
Esta medida pode ser materializada no apoio ao estudo; nos apoios educativos direcionados especificamente para a superação de dificuldades; nas coadjuvações em sala de aula, ou fora dela; nos clubes; nos projetos ou no apoio tutorial, entre outros.