Adaptações Curriculares Não Significativas
Adaptações Curriculares Não Significativas (ACNS) são ajustes no ensino para alunos com necessidades específicas, focadas em como o currículo é ensinado, e não no que se ensina, sem comprometer as aprendizagens essenciais (AE) ou o Perfil dos Alunos (PASEO). Elas envolvem a flexibilização de tempos, espaços, materiais, metodologias e a priorização ou sequenciação de conteúdos, visando o sucesso educativo, com foco em estratégias como mapas mentais, tecnologias de apoio e feedback diferenciado e documentadas no Relatório Técnico-Pedagógico (RTP).
Qual é a diferença entre
AC / ACNS / ACS
No quadro do Decreto-Lei n.º 54/2018 e do respetivo Manual de Apoio à Prática, a distinção entre Acomodações Curriculares (AC), Adaptações Curriculares Não Significativas (ACNS) e Adaptações Curriculares Significativas (ACS) assenta no grau de impacto que cada medida tem no currículo, nas aprendizagens previstas e nos instrumentos pedagógicos e educativos associados ao percurso do aluno.

Acomodações Curriculares, Adaptações Curriculares Não Significativas / Significativas
A maior desafio atual da Escola e de todos os envolvidos é promover a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas condições pessoais e sociais. Para alcançar esse objetivo, é necessário adotar soluções que utilizem os espaços e equipamentos existentes, bem como as competências da equipa, para atender às necessidades, potenciais e expectativas de cada aluno. Além disso, essas soluções devem estimular a participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa, resultando em uma maior coesão social. A inclusão e a não discriminação exigem uma mudança cultural por parte de todos os envolvidos, e assumimos esse compromisso ético como uma parte essencial de nossa prática educativa diária.
