Tecnologias
para uma educação inclusiva
A educação inclusiva baseia-se no princípio de democratização do ensino, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou emocionais, tenham acesso à aprendizagem. Nesse cenário, as tecnologias assistivas e o desenho universal para a aprendizagem representam soluções viáveis e eficazes para promover a transformação tecnológica no ambiente escolar.
Centros CRTIC
Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
A criação de uma rede nacional de Centros de Recursos TIC para a Educação Especial decorre de uma política de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, de carácter prolongado, no ensino regular. A rede é constituída por 25 Centros de Recursos sedeados em Agrupamentos de escolas.
A finalidade dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial consiste na avaliação destes alunos para fins de adequação das tecnologias de apoio às suas necessidades específicas, na informação/formação dos docentes, profissionais, auxiliares de educação e famílias sobre as problemáticas associadas aos diferentes domínios de deficiência ou incapacidade.