
Imagem de freepik
Como um meio essencial de socialização, a escola assume a missão de promover a igualdade de oportunidades e educar para os valores do pluralismo e da equidade entre homens e mulheres. É urgente intensificar os esforços para eliminar a discriminação de género e, consequentemente, combater relações de intimidade marcadas por desigualdades e violência, integrando essa luta como parte fundamental da educação para os direitos humanos. Esse compromisso envolve o respeito pelos direitos e liberdades individuais, com vistas à construção de uma cidadania inclusiva para todos.
Educação para a Cidadania
A Educação para a Igualdade de Género pretende incentivar os/as alunos/as conhecer o Conceito Igualdade de Género. Com isso, procura promover igualmente os direitos das mulheres e das raparigas e a igualdade de género em vários planos – político, económico, social e cultural –, contribuindo para a eliminação de estereótipos.
Os Guiões de Educação Género e Cidadania, cuja publicação se iniciou em 2010, constituem uma
iniciativa da CIG, apoiada, no quadro do QREN, pelo POPH, através do Eixo 7 – Igualdade de Género, no que se refere à sua conceção e publicação, e acompanhada pela Direção Geral de Educação (DGE) que validou a adequação do seu conteúdo às orientações curriculares do Ministério da Educação.
IGUALDADE DE GÉNERO